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6 de jun. de 2011

Ponte Internacional movimenta economia entre São Borja e Santo Tomé

Desde que foi construída em 1997, a ponte internacional de São Borja- Santo Tomé aumentou significativamente o tráfego de veículos e cargas no município. No podcast, mais informações sobre a ponte que liga os dois países.


Este aumento se deve, principalmente, a maior facilidade em ultrapassar a fronteira, que antes era feita por balsas, e também a rapidez com que ocorre a liberação das cargas. 

Caminhões das empresas de exportação e importação
aguardam liberação estacionados na aduana
(Crédito: Suelen Soares)
Segundo a encarregada das Relações institucionais da Mercovia S.A, que administra a Aduana Binacional, Josefina Maceras, mensalmente passam a fronteira nove mil caminhões, e, em 2009 foram mais de 89000 veículos que fizeram o translado, incluindo carros de passeio e caminhões de transporte de cargas. Este ano a expectativa é que este número seja superado, atingindo mais de cem mil veículos. Veja o vídeo e confira a entrevista com os dados sobre o comércio internacional através da ponte.




Além de proporcionar uma via de transporte as importações e exportações do MERCOSUL, Josefina acredita que a sua construção trouxe bens econômicos e culturais para os dois municípios, criando muitos empregos diretos. Ela comenta que são mais de mil pessoas trabalham diariamente no centro de fronteiras, incluindo empresas terceirizadas, transportadores, operadores de comércio exterior e na própria Mercovia, tanto argentinos como brasileiros gerando ganhos para ambos os lados, além de proporcionar uma região com um mercado mais amplo.

O valor da travessia segue algumas normas específicas para cada tipo de veículo. Os carros de passeios, por exemplo, pagam um valor de R$ 6,00. Entretanto os caminhões não possuem um valor fixo.  Dependem do peso, do tipo de carga e do tempo que necessitam para descarregar.

 Texto por Michel Ferreira
Imagens por Nathalia Lopes
Aúdio por Suelen Soares e Jézica Bruno

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