Editoria Comunidade Editoria Sustentabilidade Editoria Intervenções Urbanas Editoria Cibercidade Editoria Cidade 24h Início Facebook Twitter Youtube Sound Clound Flickr Google+ Image Map

26 de jun. de 2011

Uma nova forma de falar sobre um velho assunto

Ao contrário do que muitos pensam a guerra entre os sexos está longe de terminar e, no último sábado (18), ela entrou em cena. No palco da Associação Espírita Ferreira de Moraes, a peça “Sobre Saltos de Scarpin” inspirada nas obras de David Coimbra, arrancou gargalhadas do público presente.

Com o apoio financeiro e cultural da Prefeitura de Porto Alegre, através do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (FUMPROARTE), o espetáculo faz parte do circuito SESC. Somente na temporada de estreia, agosto de 2010, mais de 2000 pessoas já assistiram. A peça está sendo apresentada em todo o estado entre as cidades está Gravataí, Carazinho, Caxias do Sul, São Leopoldo, Santa Maria e agora São Borja.

Sobre Saltos de Scarpin, baseada nos livros Mulheres! e Jogo de Damas, do jornalista e cronista David Coimbra, tem uma proposta inovadora que repercutiu em resultados positivos. Foram 6 indicações ao prêmio Assorianos de Teatro 2010, conquistando o prêmio de melhor iluminação. “Ampliamos essa linguagem audaciosa, característica do escritor, para ficar mais interessante aos expectadores a abordagem do assunto. Optamos por trabalhar na forma literária onde toda a narrativa se transforma em ação cênica”, esclarece a diretora Tainah Dadda. Formada em teatro pela UFRGS em 2007, Tainah trabalha com direção desde 2006.

O espetáculo é, segundo Willian Martins, ator da peça, ambientado no futuro. A mulher aparece como soberana, dominando o mundo. No palco, três homens e três mulheres tratam de um assunto muito discutido: a guerra dos sexos. Martins foi indicado ao prêmio Assorianos 2010, na categoria melhor ator coadjuvante. 
Descontração entre atores, produção e direção da peça antes do espetáculo
(Crédito: Daíse Carvalho).
Minutos antes de entrar em cena, o elenco composto por Rodrigo Shalako, Rossendo Rodrigues, Willian Martins, Joana Vieira, Magda de Oliveira e Fernanda Marques confirma o nervosismo nas coxias. Para eles, “cada lugar apresenta uma situação diferente, oferece um espaço diferente, que permite experimentarmos novas sensações”.

Através das risadas, o público demonstrou aprovar o espetáculo. Para Ordilei Trindade, professor de educação física, “a peça foi muito boa com uma abordagem do assunto muito criativa, que a gente se identifica. Os atores são muito talentosos. Eventos culturais como esses fazem falta na cidade. Espero que não só o SESC, como outras entidades, promovam mais a cultura aqui em São Borja”.

Confira abaixo trechos da peça Sobre Saltos de Scarpin em São Borja.


Texto e imagens por Francine Ferreira
Colaboração Daíse Carvalho

Nenhum comentário: