Editoria Comunidade Editoria Sustentabilidade Editoria Intervenções Urbanas Editoria Cibercidade Editoria Cidade 24h Início Facebook Twitter Youtube Sound Clound Flickr Google+ Image Map

20 de jun. de 2011

São Borja comemora os 50 anos da Campanha da Legalidade

No final do mês de abril iniciaram-se as comemorações pelos 50 anos da Legalidade no Plenário da Câmara de Vereadores de São Borja. A iniciativa partiu do Presidente da Câmara, o vereador Celso Lopes (PDT), que instituiu 2011 como o Ano da Legalidade.

clique na imagem para amplicar e conhecer alguns momentos
históricos que fizeram parte da Campanha da Legalidade

O painel de banners contando a história sobre a legalidade está passando semanalmente por escolas de São Borja e, segundo o vereador trabalhista, é de extrema importância que os jovens conheçam esse movimento tão importante na nossa história. “Não queremos as comemorações só na Câmara de Vereadores, mas levar as nossas escolas para que os jovens tenham conhecimento e orgulho de nossa história. Um importante movimento político como este liderado pelo Brizola não pode passar em branco, ainda mais na terra que ele escolheu e adotou como sua”, declarou o vereador Celso Lopes.

Escola Getúlio Vargas foi a primeira a receber a exposição
(Crédito: Luisa Aranha)
 O movimento político liderado por Leonel Brizola mostrou resistência e defendeu a Constituição e a garantia da Posse de João Goulart, após a renuncia de Jânio Quadros.

A exposição fica nas escolas por uma semana e depois parte para outro colégio durante todo o ano letivo de 2011.  Além disso, estão programadas palestras para agosto durante a semana da legalidade, que incluem o lançamento do novo livro do jornalista Juremir Machado, apresentação do coral do Centro de Formação Teresa Verzeri.

Escolas interessadas em receber o painel podem agendar uma data através do telefone 34314150.

O Hino:
Confira abaixo o hino que abria as transmissões da Cadeia da Legalidade, formada em uma emissora que funcionava no próprio Palácio Piratini e convocava o poo brasileiro a resistir o golpe militar contra a posse de João Goulart.

Texto por Francine Ferreira e Luísa Aranha
infográfico por Jaiára Oliveira

Nenhum comentário: