Andando pelas ruas do bairro Betim observa-se a enorme quantidade de novas contruções na região. A cada quatro quadras visitadas, pelo menos uma obra é avistada. Normalmente as construções são de casas populares (2 quartos, sala, cozinha e banheiro). Paulo Gomes, 50 anos, mestre de obras há 35 explica que uma casa deste porte, leva em média, de 45 a 60 dias para ficar pronta. “Controlo e média 8 obras por mês, infelizmente não podemos fazer mais pela falta de mão de obra qualificada”, declara o mestre de obras.
Casa popular em construção no bairro Betim (Crédito: Luísa Aranha) |
José Benites, 30 anos, mestre de obras há 17 anos também reclama da falta de mão de obra qualificada. “Temos muitos pedidos de obras e inclusive pessoas esperando para começar sua construção. O problema é que com o aumento da demanda está em falta pedreiros no mercado, o que as vezes faz com que uma casa popular leve até seis meses para ficar pronta”, informa José.
O aumento significativo das contruções no bairro começou há, aproximadamente, 4 anos. Valdir Menegon, sócio da Chapeco Materias de Construção, oferece além dos materias uma parceria com mestre de obras e pedreiros para as construções. Ele explica que o financiamento é feito pela Caixa Econômica Federal (CEF) e que em média as construções tem levado 4 meses. “O crescimento da procura pelas construções tem atrasado um pouco as obras em função da falta da mão de obra, mesmo assim no último ano entregamos uma média de 50 casas prontas”.
O custo de uma casa popular, já calculando os acabamentos e a pintura, tem saído, em média, 35 mil, que pode ser financiado pela CEF. Para mais informações basta procurar a agência.
Texto por Luísa Aranha
Nenhum comentário:
Postar um comentário