Foi inaugurado no dia 03 de junho de 2011 o Centro de Comércio Popular de São Borja. Onze boxes padronizados, praça de alimentação, chaveiro, pracinha infantil e banheiros com acesso ao público fazem parte do novo espaço de compras no centro da cidade. O local funciona de segunda à sábado das 7h às 19 horas, sem fechar ao meio dia.
O conforto do local gera segurança aos comerciantes (Crédito: Paulo Messa) |
Os comerciantes não pagam aluguel pela utilização do local, apenas dividem as despesas de luz, água e limpeza do ambiente. Além do lugar, a prefeitura, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), também vai oferecer cursos profissionalizantes para capacitar os vendedores para se tornarem futuros empreendedores. Segundo o assessor de imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Luciano Souza, esses cursos irão prepará-los para que possam ampliar o comércio e se tornarem independentes.
O CCP está localizado na General Marques, 1325 (Crédito: Paulo Messa) |
Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Sonia Franco, a implantação do Centro de Comércio Popular já vinha sendo estudada há 3 anos. Esse projeto tem por objetivo oferecer uma oportunidade para que eles deixem de ser vendedores ambulantes e passem a ser donos do próprio negócio.
No áudio a seguir, você confere a entrevista com a secretária Sonia Franco:
No áudio a seguir, você confere a entrevista com a secretária Sonia Franco:
Além de deixar a cidade mais organizada, o projeto oferece aos comerciantes melhores condições de trabalho. Seu Joanir Falcão, comerciante há 6 anos, ressalta: “ficou muito bom aqui porque antes eu tinha que levar para casa ou encontrar um outro local para deixar as minhas mercadorias. Agora é só chavear, pois sei que aqui ta seguro. Isso é muito bom”. Os clientes também aprovaram a mudança.
A professora Adriana Mendes, que já comprava nas ruas, conheceu o novo local de vendas e gostou: “ficou melhor assim. Fica tudo organizadinho. Se a gente não encontra o que procura em uma banca, é só ir à banca do lado que tem. Outra coisa é a questão do frio. Aqui eles estão protegidos, ainda mais com a chegada do inverno agora”.
Texto por Rogério Savian
Fotos por Paulo Messa
Fotos por Paulo Messa
Nenhum comentário:
Postar um comentário