Editoria Comunidade Editoria Sustentabilidade Editoria Intervenções Urbanas Editoria Cibercidade Editoria Cidade 24h Início Facebook Twitter Youtube Sound Clound Flickr Google+ Image Map

11 de jul. de 2011

Fonte de São Pedro em estado de abandono

A Fonte de São Pedro, tradicional ponto turístico de valor histórico e religioso do município, está visivelmente abandonada. Localizada na Rua Felix da Cunha, 955, na zona sul da cidade, está cercada de casas onde parece uma extensão do quintal das residências. Assista no vídeo abaixo como está a Fonte de São Pedro hoje, local que antigamente recebia procissões e é ponto turístico de São Borja.




O terreno de acesso à Fonte está com os muros caídos, sem a placa de bronze com identificação do local e sem o painel instalado pela Prefeitura que a identificava como um ponto turístico da cidade. Circulam por ali vários animais, como cães, gatos e galinhas. A Fonte está cheia de lama, folhas e embalagens plásticas, além de receber a água que sai dos tanques de lavar roupas que foram instalados pelos vizinhos.
A Fonte de São Pedro está em estado de abandono
(Créditos: Luísa Aranha)
O aposentado Leonardo Padão, 66 anos, mora há mais de 20 no local onde se localiza a Fonte. Ele conta que durante muitos anos ela recebeu procissões, e lembra dos inúmeros fiéis que levavam suas imagens de São Pedro para banhar na Fonte. Segundo o aposentado, hoje o abandono é preocupante. “Quando chove, todo o esgoto fluvial do Bairro Betim e do mercado do lado escoa na água da Fonte, um horror”, protesta.

O secretário de Planejamento, Orçamento e Projetos, Léo Tatsch, nega que o esgoto esteja escoando na Fonte de São Pedro. Tatsch admite que a área não tem recebido nenhum investimento, porém, afirma: “o que pode estar escoando para dentro da fonte é a água da rua, em dia de chuva forte, por ser uma área baixa, desnivelada”.

Dia 29 de Junho foi o dia de São Pedro, apesar de a Fonte ter deixado de receber procissões, muitos fiéis passaram por ali para banhar seus santos e encontraram o local em péssimas condições.
clique na imagem para ampliar



Texto, vídeos, fotos e infográfico por Luísa Aranha

Nenhum comentário: