Desde o início do inverno no dia 21 de junho, às 14:16, o frio tem registrado temperaturas baixas em São Borja. Na estação gelada é comum encontrar pelas ruas pessoas buscando formas de fugir ou se proteger.
Um dos meios encontrados pelos gaúchos é através de métodos bem regionais, como o uso do pala, os chás e xaropes caseiros a base de ervas, e ainda dar um jeitinho de tomar sol para se aquecer, o famoso ato de ‘lagartear’.
O tradicional pala é fuga do frio para os gaúchos (Foto: Rogério Savian) |
Um dos pontos mais comuns para encontrar pessoas em rodas de conversas ao sol é a Praça XV de Novembro, no centro. Ali se reúnem indivíduos de todas as idades num encontro de famílias e crianças que passeiam pelo local.
O inverno traz consigo um aumento de pessoas nos hospitais e postos de saúde devido a contração de doenças muito comuns na estação. Para evitar algumas doenças é importante que as pessoas fiquem alerta com sua saúde.
Resfriado, gripe, rinite, bronquite, asma e pneumonia são exemplos de doenças comuns no inverno. É necessário manter o ambiente ventilado, beber muita água e evitar bebidas geladas, encontrar formas de se proteger das doenças nessa estação fria.
Confira no vídeo como fica a cidade e qual o jeito são-borjense de fugir do frio e evitar as doenças.
Texto por Paulo Messa
Texto editado por Ana Veiga
Texto editado por Ana Veiga
Nenhum comentário:
Postar um comentário