Editoria Comunidade Editoria Sustentabilidade Editoria Intervenções Urbanas Editoria Cibercidade Editoria Cidade 24h Início Facebook Twitter Youtube Sound Clound Flickr Google+ Image Map

11 de jul. de 2011

São Borja na campanha contra o Sarampo

Começou neste sábado,dia 2,a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo no estado. Devem tomar a vacina crianças com idade entre 1e 7 anos e ainda adolescentes até 19 anos independente se já receberam ou não a vacina,ou de já ter tido a doença anteriormente.
A primeira parte da campanha abrange os estadosde Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul e vai até 22 de julho.Nos demais estados a vacinação acontecerá somente na segunda fase da campanha, que realizada do dia 13 de agosto até 16 de setembro.
Há 11 anos o Rio Grande do Sul não tem casos de sarampo contraídos no território estadual. Essa campanha está sendo realizada pelo Ministério da Saúde para garantir que o estado continue livre da circulação do vírus. No ano passado, 14 casos de sarampo foram detectados no RS, porém, são casos considerados “importados”, por terem sido contraídos em outros países comoFrança e Argentina.
A meta da Secretaria Estadual de Saúde é imunizar 95% das crianças. De acordo com o Ministério da Saúde, 517 mil doses da vacina já foram aplicadas no Estado neste ano, o que representa 64,2% do público-alvo.
cartaz de divulgação da campanha.
O sarampo é uma doença altamente contagiosa, transmitida por vírus. A transmissão pode ocorrer através da tosse ou até mesmo em ações cotidianas como conversar muito próximo de alguém que esteja enfermo, ou seja, de fácil contágio, principalmente em locais com grande concentração de pessoas. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas pelo corpo, coriza e olhos vermelhos e lacrimejantes. Aos primeiros sinais da doença, o paciente deve procurar imediatamente um médico. O diagnóstico é feito através de exames clínicos e, quando necessário, confirmado por exame de sangue.

A principal razão pela qual o sarampo se transmite com tanta facilidade é que durante a primeira semana a pessoa infectada não apresenta qualquer sintoma. Nessa fase, quem não foi vacinado pode contrair a doença apenas pela proximidade com um paciente infectado. Se não receber o tratamento necessário à doença pode evoluir e pode levar a complicações. No vídeo abaixo o Pediatra Lúcio Kuri Dallapícola explica detalhes dessas complicações.



Em São Borja, a vacina Tríplice viral, que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba, está disponível das 08h00min as 17h00min horas nas Unidades Básicas de Saúde do município. É importante lembrar-se de levar a carteirinha de vacinação da criança.

Texto, imagens e infográfico por Vanessa Carlotto

Nenhum comentário: