Editoria Comunidade Editoria Sustentabilidade Editoria Intervenções Urbanas Editoria Cibercidade Editoria Cidade 24h Início Facebook Twitter Youtube Sound Clound Flickr Google+ Image Map

18 de abr. de 2011

Cheias causam transtornos a bochadores

Texto por Neandro Catto, Tiago Pinto

Todo ano, a cancha de bocha, localizada no Cais do Porto de São Borja, sofre as consequências do período de chuvas. Mesmo assim, a diversão do grupo de amigos que se reúne lá continua inabalada.

Damião Rodrigues, que é o atual proprietário da cancha, conta que há 10 anos os praticantes se reúnem ali para jogar além de bocha, canastra e truco. Eles possuem uma equipe que participa de torneios no interior, que joga por prêmios como dinheiro, troféus e até vacas.

Cancha de Bocha, no Bairro do Passo II
Chuvas atingem a cancha impossibilitando a realização da prática esportiva.
(Foto: Tiago Carvalho)


A enchente, além de causar transtornos aos comerciantes do Cais do Porto e aos moradores da região ribeirinha, atrapalha também o funcionamento da cancha que, quando atingida pela cheia, chega a ser fechada por até um mês.

Quando perguntado a Damião se mesmo com todos os transtornos ele pensa em mudar o local da cancha, este diz que não cogita mudar de lugar porque “a sombra é boa, o rio nos dá uma temperatura agradável. O pessoal se reúne aqui e a festa é boa”, diz orgulhoso.

Cancha de Bocha, no Bairro do Passo I
Após as chuvas, o local chega a ficar interditado por um mês ou mais.
(Foto: Tiago Carvalho)

A rivalidade Grenal se encontra em quase tudo no cotidiano gaúcho, na cancha de bocha não poderia ser diferente. A paixão pelos times está expressa nas cores vermelho e azul, que se destacam na cancha.

Todas as dificuldades não atrapalham o bom humor de Seu Damião: “A vida nossa aqui é dura, mas vale a pena. A gente se diverte bastante”. No video mais detalhes com a entrevista do proprietário da cancha Damião Rodrigues.

Nenhum comentário: