Todos os anos um grande volume de chuvas é registrado em São Borja, além das enchentes que deixam famílias desabrigadas, o excesso de precipitação também atinge o plantio do arroz, principal produto da economia no município. A última safra dos anos 2009/2010, foi atingida significativamente pelas chuvaradas, causando uma baixa na produtividade de 25% a 30%.
Mau tempo prejudicou safra de 2009/2010 (Foto: Michel Ferreira) |
Os produtores foram prejudicados logo na época da semeadura, no mês de setembro de 2009, as chuvas causaram um atraso e consequentemente, não foi possível aos produtores um maior aproveitamento da radiação solar, elemento fundamental para a cultura do arroz. Embora a produtividade tenha diminuído em relação à safra anterior, o lucro se manteve, pois o preço do grão continuou estável.
O Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), que desenvolve pesquisas sobre o grão em todo o Estado e dá assistência técnica aos produtores, afirma que a previsão é de pouca precipitação para este ano. Segundo o agente administrativo do IRGA no município, Vinicius Mendes Petim, o inverno será menos úmido do que o anterior. “Será um inverno que vai chegar cedo e seco”, afirma Petim.
O Instituto faz o balanço dos dados de todos os anos e, embora assista tecnicamente os produtores, só disponibiliza um seguro a estes em caso de chuva de granizo. Assista o vídeo e veja os gráficos produzidos pelo IRGA e o comparativo da safra 2009/10 prejudicada pela chuva, com as safras anteriores.
Texto por Nathalia Lopes
Imagens por Suelen Soares
Foto por Michel Ferreira
Imagens por Suelen Soares
Foto por Michel Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário