A cada ano a população ribeirinha de São Borja sofre com as enchentes do rio Uruguai que deixam a região alagada e aumentam as chances de incidência de doenças trazidas pela água. A preocupação da população aumenta nessa época do ano e, segundo André Westphal, proprietário de um bar no Cais do Porto, os moradores ficam preocupados em pegar algum tipo de doença pela água da enchente e por isso tomam alguns cuidados com medo de uma possível contaminação. |  | 
| O descuido da população é visível em períodos de enchente. (Foto: Alessandra Lima)
 | 
Além das doenças relacionadas à poluição do rio, a enchente pode trazer várias outras doenças causadas pela contaminação da água, resíduos de lixo, e até animais mortos, como dengue, hepatite A e E, leptospirose, entre outras. 
Dr. Luis Porto esclarece no vídeo abaixo algumas questões sobre estas doenças. 
Apesar dos riscos existirem, conforme o Dr. Luís Carlos Porto, professor da Urcamp e pesquisador de assuntos relacionados a água, não há um registro de aumento dessas doenças no período de enchente.  Mas é importante ressaltar que a população dessas áreas continue tomando alguns cuidados como não jogar lixo nas encostas e evitar o contato com a água durante o período de cheias.
Texto por Vanessa Carlotto
Imagens por Franciele Mendes
Fotos por Alessandra Lima
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário