Editoria Comunidade Editoria Sustentabilidade Editoria Intervenções Urbanas Editoria Cibercidade Editoria Cidade 24h Início Facebook Twitter Youtube Sound Clound Flickr Google+ Image Map

2 de mai. de 2011

Iate Clube: Competições são afetadas pelos níveis do rio

Fundado há mais de vinte anos por um grupo de amigos praticantes de esportes náuticos, o Iate Clube Bernardino Ferreira reúne hoje mais de 170 associados e organiza competições regularmente em âmbito local, recebendo competidores da região, já tendo sediado também etapas do Campeonato Estadual de Esporte Náutico.

Localizado em São Borja, com estrutura montada às margens do rio Uruguai, em ampla área cedida pela Marinha do Brasil, o Iate Clube serve de ponto de encontro de simpatizantes das atividades junto ao rio, além das competições que organiza.

Apesar de bem organizado e com a boa estrutura alcançada desde sua fundação, o Iate Clube depende da natureza para realizar suas atividades, pois as freqüentes cheias do rio Uruguai impossibilitam a prática segura de qualquer modalidade esportiva.
As enchentes de maiores proporções atingem a sede social da entidade, sendo necessária a retirada de móveis e utensílios para evitar que sejam atingidos pelos alagamentos.

Vice presidente do Iate Clube
Apesar dos inconvenientes que as cheias do rio podem ocasionar, o vice presidente do Iate Clube, Antonio Merkel (foto), aceita com resignação este efeito da natureza e vê como um movimento normal do rio de tempos em tempos, cumprindo com seu ciclo natural.
“Somos nós humanos que invadimos uma área que é do rio, que faz parte do seu leito, não é o rio que vai até nós nos causar transtornos, então devemos entender e aceitar as condições que a natureza nos impõe”, declara Merkel.

Se houver competições marcadas para determinada data e o rio der sinais de que vai subir, três dias antes do evento é feita uma avaliação para decidir sobre seu cancelamento. Antonio Merkel cita o limite de até 4 metros acima do nível normal do rio como seguro para a prática esportiva. Segundo ele o volume excessivo de águas gera uma dinâmica diferente com a movimentação de embarcações, tornando perigoso o tráfego náutico com o rio nestas condições.

Além da prática de esportes com embarcações como lanchas e Jet Skis, a pesca esportiva também é praticada no rio, respeitando-se os períodos da piracema, onde é proibida a pesca utilizando barcos a motor.

Vista do Iate Clube à beira do Rio Uruguai (Foto: Flavio da Silveira)

Para os frequentadores do Iate Clube Bernardino Ferreira o rio é tido como o grande protagonista de todas as atividades idealizadas pela entidade, sem o qual não haveria razão de existir a associação. Por este motivo o Iate Clube incentiva a preservação ambiental e realiza periodicamente, junto com outras entidades, a limpeza das encostas do rio, retirando lixo de suas margens.

Os Esportes Náuticos dependem prioritariamente da natureza e suas condições. Os fenômenos naturais inviabilizam sua prática e até mesmo a ocorrência de chuva impossibilita várias modalidades de serem praticadas.





Texto por Marcio Cavalheiro
Fotos por Flavio da Silveira

Imagens por Mauro Garcia
Edição por Tiago de Lopes

Nenhum comentário: