Editoria Comunidade Editoria Sustentabilidade Editoria Intervenções Urbanas Editoria Cibercidade Editoria Cidade 24h Início Facebook Twitter Youtube Sound Clound Flickr Google+ Image Map

2 de mai. de 2011

Vitrine Cultural traz exposição de artistas locais em Sâo Borja

Quadros da esposição Vitrine cultural
(crédito: Alcebíades Paulino)
De 04 a 13 de abril, a população de São Borja pode acompanhar a “1ª Vitrine Cultural”, um projeto do Departamento de Assuntos Culturais (DAC) da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que colocou em exposição 20 obras de 10 artistas convidados, além de uma valiosa obra cedida temporariamente por um colecionador local.

Os artistas Celina Laranja, Maria Teresinha, Thalita Chagas, Vera Guidoni , Beth Bauer, Ariovaldo Brito, Inês Piantá e Ivana Streck, tiveram a oportunidade de apresentar dois trabalhos de seu acervo para a exposição e, dentre os vários estilos das obras apresentadas, pinturas a óleo e sobre tela estavam entre a maioria. 

Os artistas participantes foram escolhidos de um grupo antes composto por cerca de 20 pessoas, considerando-se o tempo em atividade e a qualidade das obras.

A participação do público pode ser considerada baixa comparada à importância cultural da amostra. Segundo alguns dos visitantes, essa aparição pequena deve-se à falta de hábito da comunidade são-borjense em frequentar eventos do gênero, ou à modesta divulgação por parte da prefeitura. Mara Peruzzi Silva, que recepcionou os visitantes durante alguns dias, comenta que “aqueles que compareceram elogiaram muito e disseram ter ficado sabendo da exposição por acaso, através de amigos ou passando pela frente do local”.

Veja abaixo o depoimento de Ângela Teló, visitante que elogia o projeto e demonstra expectativas para a continuidade dessa iniciativa:




Deco Almeida, diretor do DAC, destaca a aquarela de João Escobar Filho, que data de 1960. O quadro foi cedido à exposição pelo colecionador Gastão Ponsi e está avaliado em mais de R$ 60 mil.

Vaine Fonseca, assessora do DAC, contou que essa aquarela é uma importante peça da história de São Borja, que retrata a Igreja Matriz São Francisco de Borja. A porta da igreja mostrada na obra de Escobar encontra-se no Museu da Estância.
A valiosa aquarela de João Escobar Filho (crédito: Alcebíades Paulino)

Confira abaixo a entrevista na íntegra de Deco Almeida, onde o diretor fala sobre a valiosa aquarela de João Escobar Filho e comenta sobre outras obras da Vitrine:




E no vídeo a seguir, a artista Thalita Chagas fala sobre uma de sua obras, que compôs o evento:



 



  

 Texto, fotos e imagens por Alcebíades Paulino

Nenhum comentário: