O homem há muitos anos vem buscando através de sua inteligência e de seu vigor físico exercer o domínio sobre os animais, e domesticá-los. Assim surgem os rodeios country de origem espanhola. São festas, shows, competições onde o homem testa seus limites montando em cavalos ou bois não domesticados. 
     O rodeio tem por finalidade a tentativa do homem em dominar o touro. Além do espetáculo proporcionado pelos peões durante as montarias, há também performances a parte que complementam o rodeio. São shows pirotécnicos, apresentações musicais e de humor. O espetáculo provoca forte emoção independente da classe social, do fazendeiro ao peão, isso por que algumas pessoas vêem nos rodeios alguma coisa da sua maneira de ser e viver, identificando a plena luta do homem e do animal. 
     Mas mesmo quem não se identifica com essa parte do show, se encanta com a fé dos peões em Nossa Senhora Aparecida, conhecida por eles como a sua grande protetora, antes do inicio do rodeio os peões participantes se reúnem no estádio, e junto com a numerosa platéia rezam pela sua segurança.
      Em São Borja não é diferente. Uma parceria entre a Prefeitura e o Sindicato Rural da cidade trouxe a equipe César Paraná Rodeios, atualmente uma das maiores organizadoras de rodeio country do país. A competição foi realizada no Parque Exposições da cidade e contou com um público estimado de 5 mil pessoas por noite. Segundo o secretário de Turismo, Esporte, Eventos e Juventude, Eldomir Marchezan, um dos objetivos do rodeio foi de atrair turistas para o município, além de promover uma diversão a mais para o são-borjense. 
     Confira no áudio a entrevista com o secretário Eldomir Marchezan: 
     No vídeo abaixo você confere trechos do rodeio realizado na fronteira-oeste do Rio Grande do Sul.
Texto por Camila Nunes e Daiana Henckes
Texto editado por Ana Veiga
Fotos por Karina Lopes
Imagens por Karina Lopes
Texto editado por Ana Veiga
Fotos por Karina Lopes
Imagens por Karina Lopes
 
 
 
                     
 
                     
 
                     
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário