Editoria Comunidade Editoria Sustentabilidade Editoria Intervenções Urbanas Editoria Cibercidade Editoria Cidade 24h Início Facebook Twitter Youtube Sound Clound Flickr Google+ Image Map

23 de abr. de 2012

Nossos Imigrantes e a Gastronomia

Thalita Chagas

Os alemães trouxeram para o Brasil e principalmente para Rio Grande do Sul a tradição dos cafés coloniais, com muita cuca, pães variados, embutidos e compotas.

A comida alemã nos traz a ideia de variedades de salsichas, mostardas, chucrute, cucas, carne de porco e muito chopp, acompanhado de bandas de marchinhas alemãs...

Os descendentes de imigrantes alemães em São Borja, como a Noveli Schimdt e a Luci Fitz, dizem que no dia a dia de ambas a comida é mesclada entre a cozinha alemã e brasileira, reservando as datas especiais quando toda família estiver reunida para fazerem pratos tipicamente alemães.

A colonização alemã é bem presente em São Borja, principalmente na Igreja Evangélica Luterana no Bairro Pirahy onde durante o inverno acontece um chá nas primeiras quartas-feiras de cada mês, com os mais diversos sabores de cucas, tortas e salgados. Outra oportunidade que a Igreja Luterana oferece é o “Baile da Cuca e da Linguiça” regado a chopp e música típica alemã.

LuciFitz foi a anfitriã para confecção de uma tradicional cuca alemã, pela quituteira e sua amiga GladisKemmerich, com uma receita herdada dos avós que vieram para o Brasil em navios, junto com outras famílias de imigrantes nos anos 1820.


Receita de Cuca Alemã
Ingredientes para o fermento (quantidade para 1 kg de farinha de trigo)
2 colheres de fermento gelado
2 colheres de farinha de trigo
½ xícara de água morna

Modo de Fazer:
Misturar essesingredientes e deixar descansar entre 15 a 20 minutos. Em dias mais quentes, principalmente nos meses de dezembro e janeiro, o fermento cresce mais rápido.


 

Ingredientes para Massa da Cuca:
1 KG de farinha de trigo peneirada
1 xícara de açúcar
2 ovos inteiros temperatura ambiente
1 pitada de nos moscada ralada
1 ½ xícara de leite morno
1 colher de banha
1colher de manteiga sem sal
1 pitada de sal

Modo de Fazer:
Misturar todos os ingredientes secos primeiro. Acrescentar os ovos inteiros batidos juntamente com o leite a gordura. Amassar por uns 20 minutos. A massa ficará espessa e grudando nas mãos. Deixar a massa descansar até dobrar de volume. Enquanto isso, pode ser preparado o recheio e a cobertura de farofa. Para colocar a massa nas formas, untá-las com margarina, e espalhar adicionando leite ou gemas batidas. Deixar a massa descansar novamente até dobrar de volume e colocar o recheio de sua preferência. Após rechear, levar ao forno pré-aquecido em fogo alto, por cerca de 1 hora ou até que colocando um palito, ele saia limpo.


Duas opções de recheio:

Recheio de Uvas:
Fazer um creme com suco de uvas, amido de milho e açúcar. Deixar amornar e usar em cima da massa.
Despencar dois cachos de uva, lavar, escorrer e polvilhar com açúcar. Na sequência, colocar em cima do creme.

Recheio de Ricota:
½kg de ricota amassada
1 pitada de sal
4 colheres de açúcar
2 gemas
½ xícara de leite

Modo de Fazer:
Amassar a ricota com um garfo e ir misturando os demais ingredientes aos poucos, colocando leite até que vire um creme grosseiro.
 

 Farofa para cobertura:
3 xícaras de farinha de trigo
3 xicaras de açúcar
Banha o manteiga derretida

Modo de Fazer:
Juntar os ingredientes secos e aos poucos a gordura até que ao formar bolas com o produto, estas não se desmanchem. 



Nenhum comentário: